Pular para o conteúdo
STUDIO PORTO
WEB RÁDIO

Veracel é referência no setor florestal com manejo responsável e preservação ambiental

Nesta quarta-feira, 17 de julho, é celebrado o Dia de Proteção às Florestas do Brasil. Exemplo de manejo responsável, o setor de florestas plantadas da Bahia vem combatendo o desmatamento ilegal das áreas nativas e promovendo a sustentabilidade. A Veracel Celulose, com sede em Eunápolis, é uma das principais referências no que diz respeito à preservação das florestas.

SISTEMA DE MOSAICO – A empresa utiliza o modelo de mosaicos florestais, que envolve a disposição alternada de áreas de plantio de eucalipto e áreas de conservação, criando um padrão que traz diversos benefícios ambientais e produtivos.

Dos 200 mil hectares de área da Veracel, 100 mil são destinados ao plantio de eucalipto e outros 100 mil, reservados à preservação ambiental. Ou seja, para cada hectare de eucalipto, um hectare é destinado a áreas nativas. “Os eucaliptos são plantados nos platôs, e os vales são deixados para conservação”, explica a gerente de Meio Ambiente da Veracel, Virginia Camargos.

Virginia Camargo, gerente de Meio Ambiente da Veracel

Esse plantio protege o solo e permite um equilíbrio entre a produção de madeira de eucalipto e a conservação de áreas nativas, criando corredores ecológicos para a fauna e flora circular entre as florestas nativas e plantadas, assegurando que a atividade econômica seja sustentável a longo prazo.

RESERVA NATURAL – A empresa é responsável pela Reserva Privada do Patrimônio Natural (RPPN) , a maior reserva particular de patrimônio natural de Mata Atlântica no Nordeste. “A RPPN, que tem 6.069 hectares, é o maior exemplo de que a empresa se preocupa com a preservação ambiental”, diz Virgínia.

Essas áreas de preservação abrigam diversas espécies de fauna e flora, cujo monitoramento é feito desde 2008. Entre as diversas espécies de flora já registradas, estão a maçaranduba, o pequi-preto e a braúna. Na fauna, destacam-se a suçuarana, o jupará, mais de 300 espécies de aves, anta, coti a, capivara e muitos outros animais que fazem parte do bioma Mata Atlântica.

Atualmente, dois projetos fazem o monitoramento da onça pintada e da harpia.

MONITORAMENTO 24H – A fim de coibir a retirada ilegal de madeira e a caça em uma área tão grande, a Veracel conta com 12 torres equipadas com câmeras que fazem o monitoramento 24 horas. Também são usados drones e equipes que fazem rondas nas áreas.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL – A Veracel possui um programa de educação ambiental que atende as comunidades da região de várias formas, a fim de levar conhecimento sobre a importância das florestas.

“A gente só ama aquilo que a gente conhece, por isso é fundamental que leve a informação, através da educação ambiental, para que as pessoas conheçam um pouco mais sobre o que é uma floresta natural. Só quando elas entenderem a importância dessas florestas para seu cotidiano, para sua qualidade de vida, é que elas vão realmente mudar de atitude e colaborar com a conservação ambiental”, destaca a gerente de Meio Ambiente.

CERTIFICAÇÕES – Virgínia Camargos ressalta o compromisso da Veracel contra o desmatamento. Segundo ela, as certificações internacionais do Forest Stewardship Council (FSC) e do Programme for the Endorsement of Forest Certification (PEFC) são o maior atestado de que não existe desmatamento nas áreas da empresa.
“Esses dois são certificados voluntários, e não obrigatórios. Mas quando a empresa decide ter esses certificados, precisa fazer inúmeras ações que vão além do atendimento legal. Com isso, já tem uma declaração de que não está fazendo, nem incentivando desmatamento cot para plantio do eucalipto”, observa.



WhatsApp do Radar News: