Pular para o conteúdo
STUDIO PORTO
WEB RÁDIO

TJ-BA adota novo modelo de publicação de processos em segredo de justiça após vazamento em Porto Seguro

HTML tutorial

Em resposta ao vazamento de informações do suposto esquema de corrupção na comarca de Porto Seguro, que resultou no afastamento cautelar de três juízes, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) implementou um novo modelo de publicação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) nos casos que tramitam sob segredo de justiça. A medida, em vigor desde a última sexta-feira 28, visa proteger partes, vítimas e testemunhas, garantindo a efetividade dos processos sigilosos e das medidas cautelares. As informações são do Bahia Notícia.

Faça parte do nosso Canal de Whatsapp e fique por dentro de tudo que acontece.

Segundo a nota do TJ-BA, as publicações agora apresentarão apenas o número do processo, o ID do documento relacionado, os nomes dos representantes e um link para acessar o conteúdo completo. Para visualizar o documento, os usuários cadastrados nos autos como visualizadores precisarão fazer login, garantindo a segurança e a privacidade das informações contidas nos processos sigilosos.

A decisão de adotar o novo modelo de comunicação foi resultado de estudos realizados em parceria com a Secretaria-Geral da Presidência, a Secretaria de Tecnologia da Informação e Modernização e a Coordenação de Sistemas Judiciais. O modelo foi submetido e aprovado pelo Comitê Gestor do PJe 1º e 2º Graus, em 27 de maio, com a participação de diversos órgãos e entidades, incluindo o Ministério Público, a Defensoria Pública, a OAB, a PGE e a PGM, todos alinhados com a necessidade de proteção e resguardo das informações sensíveis nos processos judiciais em sigilo.

A iniciativa demonstra o compromisso do TJ-BA em garantir a transparência e a segurança jurídica no trâmite dos processos judiciais, reforçando a importância da proteção dos envolvidos e a preservação da confidencialidade das informações nos casos que requerem sigilo.

Confira mais notícias da região em Siga a Notícia.

 

Fonte: Google News

Deixe um comentário