Pular para o conteúdo
STUDIO PORTO
WEB RÁDIO

Saiba por que Arraial D’Ajuda é um dos destinos “queridinhos” do país

Distrito de Porto Seguro, Arraial D’Ajuda alcançou o título de destino mais acolhedor do mundo e se destaca nas buscas por reservas em 2024

Arraial D’Ajuda (Bahia) – “Quem beber dessa água ou nela se banhar sempre voltará”. A mensagem pintada nos degraus da fonte de Nossa Senhora D’Ajuda, em Arraial D’Ajuda, resume uma lenda local que faz muitos turistas reservarem uns minutinhos para passarem por lá. Eleito, recentemente, um dos destinos mais acolhedores do mundo, o distrito de Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia, é um pequeno paraíso preservado, de natureza exuberante, capaz de fazer qualquer viajante se apaixonar e se render ao ritual.

Vizinha de Trancoso e Caraíva, outros dois roteiros bastante procurados na região, Arraial D’Ajuda foi a primeira cidade brasileira a alcançar o título de destino mais acolhedor do mundo na Traveller Review Awards, que teve sua 12ª edição divulgada no início deste ano.

A premiação da Booking.com acontece anualmente e reconhece o compromisso com a hospitalidade e a excelência dos prestadores de serviços de viagens em 221 países e territórios.

Com base em dados de reservas e buscas realizadas na plataforma, o serviço posiciona Arraial D’Ajuda como quarto destino baiano mais reservado pelos turistas do país nas férias de janeiro, após Salvador, Porto Seguro e Morro de São Paulo.

O distrito se destaca ainda como o terceiro local mais procurado pelos brasileiros no estado para o feriado de Corpus Christi, no final do mês de maio, e para as férias escolares de julho. Na frente, estão apenas a capital baiana e a cidade de Porto Seguro, que também contempla Arraial.

Para além dos brasileiros, o destino também é popular entre estrangeiros. Os que mais buscaram o local para passar o feriado de Corpus Christi esse ano foram os argentinos.

Atrativos imperdíveis

O litoral paradisíaco, com águas que ficam cristalinas a depender da maré, areias douradas e vegetação abundante, é um convite ao relaxamento e à contemplação. Não à toa, as praias, a tranquilidade e o contato com a natureza foram aspectos citados por viajantes que recomendam o destino.

Arraial D’Ajuda

A Praia do Mucugê, por exemplo, é perfeita para quem busca acessibilidade, enquanto a Praia da Pitinga oferece cenários deslumbrantes com suas falésias coloridas. A Mata Atlântica complementa o cenário, proporcionando sombra e frescor, além de abrigar uma rica biodiversidade.

A guia de turismo Juliana Monteiro explica que a preservação do lugar é mérito sobretudo da população, que constantemente denuncia e se mobiliza para conter ameaças de desmatamento, o crescimento desordenado e a especulação imobiliária. “Não foi sempre assim, a internet ajudou muito as pessoas a se conscientizarem sobre a importância de preservar Arraial”, explica.

Batizada com o nome de sua praia mais popular, a rua do Mucugê – tida por muitos como a mais charmosa do Brasil e a Bróduei, que faz alusão à Broadway, famosa via de Nova York (EUA), ambas adornadas com paralelepípedos, contam com lojas de artesanato que vendem desde bijuterias até peças de arte. A culinária é outro ponto alto: os restaurantes oferecem pratos típicos baianos, como o acarajé e a moqueca, além de joias da cozinha internacional, sempre com um toque local.

O Centro Histórico, coração do destino, também é outro ponto turístico imperdível. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o local abriga a idílica Praça da Igreja e um marco histórico importante, pois foi onde o vilarejo começou a sua história em 1549, quando teve início a construção da Igreja de Nossa Senhora d’Ajuda.

Centro Histórico de Arraial D'Ajuda - Metrópoles
A Igreja de Nossa Senhora D’Ajuda foi construída em 1549 e é considerada o primeiro santuário mariano do Brasil. A igreja é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 1968

O ponto alto de Arraial, no entanto, é a hospitalidade. A população é sem dúvida, uma das principais razões para a sensação acolhedora que envolve o visitante. Conhecidos pela simpatia, os porto-segurenses que vivem na antiga vila de pescadores fazem questão de receber bem quem chega, seja com um sorriso caloroso, uma conversa amigável ou uma recomendação de passeio. A sensação de pertencimento é imediata, e é fácil entender por que tantos turistas voltam ano após ano.

Outro motivo, segundo a guia Juliana, é o fato de o distrito ser mais barato, se comparado com os Trancoso e Caraíva. “Aqui a gente costuma dizer que Arraial é pra todos os gostos e bolsos. Por ser de mais fácil acesso e também por ter muito mais ofertas de tudo, tanto serviços de alimentos e bebidas quanto de hospedagem”, destaca.

Para conhecer Arraial D’Ajuda, assim como os demais distritos, a profissional recomenda que o visitante reserve 10 dias para viagem. “Querendo dar uma esticada maior, é super válido ficar um dia em Trancoso, dois ou mais em Caraíva”, indica.

Como chegar à Arraial D’Ajuda

Para chegar à Arraial D’Ajuda, o viajante pode optar por Porto Seguro como primeira parada. O aeroporto da cidade, por exemplo, está a 10 km do centro do distrito se a travessia mais comum de acesso for realizada por meio de balsa (há opções para pedestres ou carros). No entanto, é possível também fazer o percurso por estrada, por cerca de 68 km (1 hora de trajeto, em média).

Qual a melhor época para visitar?

A alta temporada em Arraial d’Ajuda acontece entre dezembro e março, ou seja, durante a temporada oficial de verão no Brasil. Apesar de as temperaturas serem mais adequadas para um destino de praia, nessa época há mais turistas devido às férias escolares, às festas de fim de ano e ao inverno em outros países pelo mundo. A baixa temporada ocorre de abril a junho, quando as temperaturas estão mais amenas e há menos viajantes circulando no vilarejo.

Onde comer

Barraca do Nel é conhecida por ter o melhor arroz de polvo da região. Aberto de terça a domingo na Praia dos Pescadores, de 10h às 16h Reprodução

Restaurante em Arraial D'Ajuda - Metrópoles

Cajoá Cozinha, localizado na Praça da Igreja, 194. Aberto de segunda à sábado, das 16h às 22h45. Mistura cozinha brasileira e internacional Reprodução/Instagram

Prato de polvo do Octo Restaurante - Metrópoles

Octo Restaurante, na Rua do Mucugê 246 Praça Caminho do Mar Arraial. Especializado em frutos do mar e cozinha mediterrânea. Abre de 12h às 23h30 Divulgação

Roza Bistrô, Praça da Igreja de Nossa Senhora d’Ajuda. Aposta em gastronomia internacional e contemporânea com sabores da Bahia. Aberto de segunda a sábado, de 14h às 23h Divulgação

Barraca do Nel é conhecida por ter o melhor arroz de polvo da região. Aberto de terça a domingo na Praia dos Pescadores, de 10h às 16h Reprodução

Onde se hospedar
Hoteis em Arraial D'Ajuda - Metrópoles
Hoteis em Arraial D'Ajuda - Metrópoles
Hoteis em Arraial D'Ajuda - Metrópoles

Bella Vista Village tem nota 9,2 na Booking.com para hospedagem individual. O apart-hotel está localizado a 90 metros da Praia de Araçaipe, tem piscina para quem deseja relaxar no pós-praia e conta com apartamentos bem completos, com cozinha própria e sala ampla Reprodução/Booking

Hoteis em Arraial D'Ajuda - Metrópoles

Mar Paraíso Hotel apresenta nota 9,4 na Booking.com para hospedagem com crianças. Dispondo de uma excelente localização nas areias da praia do Mucugê e a apenas 300 metros do centro, essa acomodação oferece até reserva de atividades como kitesurf, passeios off-road e mergulho Reprodução/Booking

Hoteis em Arraial D'Ajuda - Metrópoles

Uma excelente opção é o Santa Aldeia Hotel, com nota 9,4 para viagens em casal, que fica próximo à Praia do Parracho e oferece estacionamento privativo gratuito, sauna, piscina ao ar livre e academia, além de alguns quartos com varanda com vista do mar Reprodução/Booking

FONTE METRÓPLES

Fonte: Google News

Deixe um comentário