O pré-candidato a prefeito de Eunápolis pelo PSD, Robério Oliveira, participou, na quarta-feira (17), de uma reunião com integrantes da ALPB/Sindicato, a fim de apresentar suas propostas para a área da Educação.
Durante o encontro, realizado na sede do sindicato, foram apresentados ao pré-candidato os pleitos da categoria, caso ele seja eleito. Entre eles, a questão dos precatórios e a análise do projeto do plano de carreira, que já está pronto, mas não foi analisado pela atual gestão. A categoria também reivindica poder indicar o secretário de Educação.
Além disso, foi pedido o retorno do projeto “Cuidar Bem”, que trata da saúde mental e física dos professores, programa criado por Robério quando ele era prefeito e que foi descontinuado.
RESPEITO À COMUNIDADE ESCOLAR – Um dos participantes da reunião foi o professor Ronaldo Oliveira, que está ocupando interinamente o cargo de diretor da APLB, no lugar de Jovita Lima, que está afastada para concorrer a uma vaga na Câmara Municipal. Segundo Ronaldo, uma das principais necessidades da educação em Eunápolis é respeito à comunidade escolar.
“É preciso compromisso e responsabilidade com a educação”, disse. “Não adianta cobrar resultado do IDEB se não é dada à categoria condições de trabalho”, observou.
Ele também reclamou da falta de inclusão de estudantes com necessidades especiais. “Até existe uma rede de apoio, mas não atende à grande demanda”, lamentou.
PLANO DE CARREIRA – Ronaldo declarou que há pouco diálogo e falta de respeito da atual gestão com a categoria. Como exemplo, citou o plano de carreira dos trabalhadores na educação, que ficou pronto no ano passado e, apesar de ter sido apresentado para a gestão, não foi apreciado. “Não tivemos um olhar respeitoso com a carreira do trabalhador em educação”, disse.
Com relação a essa demanda, Robério Oliveira disse que o primeiro plano de carreira da categoria em Eunápolis foi elaborado por ele, em conjunto com a APLB, em 2005. “Pela experiência que eu tenho no passado, podemos construir um brilhante futuro”, afirmou.
NOVAS ESCOLAS – O pré-candidato disse que tem visitado os bairros e, da forma como está a educação, os alunos não têm vontade de ir para a sala de aula e os professores não tem salubridade para trabalhar.
“Teremos recursos para fazer novas escolas nos bairros, para que estejam mais perto dos alunos, evitando o transporte escolar tão distante”, adiantou.
INDICAÇÃO DO SECRETÁRIO – Robério ressaltou que a APLB tem mais de mil professores e, entre eles, muitos bons profissionais. No entanto, lembrou que um secretário só não é capaz de resolver todo o problema da área da educação. “Não será um secretário que terá a varinha mágica para resolver a questão. Precisa ter um conjunto de pessoas que possam trabalhar para resolver os problemas da educação de Eunápolis. Várias pessoas preparadas para enfrentar esse desafio novo, que é recuperar Eunápolis no menor tempo possível”, comentou.
PROGRAMA CUIDAR BEM – O pré-candidato salientou que, com planejamento, sobrarão recursos para investir em outras áreas, entre elas, o projeto “Cuidar Bem”. “Fazendo com que o local de trabalho não seja tão insalubre, que tenha deslocamento menor, menos manutenção e menos custeio, vai sobrar mais recurso para investir em outras áreas da educação”, concluiu.
WhatsApp do Radar News:
(73) 98844-0216.
Adicione nosso número e envie vídeo, foto ou apenas o seu relato. Sua sugestão será apurada por um repórter. Participe!