Em uma cerimônia realizada em São Paulo, o professor Leonardo Souza, do Campus Sosígenes Costa da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) em Porto Seguro, foi homenageado com o Prêmio Péter Murányi 2024 – Ciência e Tecnologia. O reconhecimento veio pelo desenvolvimento de uma tecnologia inovadora que promete reduzir a evasão escolar no Brasil.
Desenvolvida para ser integrada aos sistemas de gestão escolar, a tecnologia criada por Leonardo possibilita a identificação precoce de alunos com risco de abandono. Utilizando variáveis como frequência e pontualidade, o sistema fornece análises preditivas visuais, permitindo intervenções enquanto os alunos ainda frequentam as aulas.
A inovação, além de ter um forte impacto social na educação básica, onde a evasão é um problema significativo, foi protegida por direitos autorais pela UFSB em parceria com a microempresa IMOIÊ. O registro foi oficializado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
No ano de 2023, a tecnologia foi o foco do primeiro contrato de transferência de tecnologia firmado pela UFSB com uma microempresa, destacando o papel da universidade no suporte ao desenvolvimento econômico e social através da inovação.
O prêmio, segundo a UFSB, não apenas honra o professor Souza e a instituição, mas também ressalta a importância das universidades públicas brasileiras como centros de inovação tecnológica aplicada a desafios sociais reais.
WhatsApp do Radar News:
(73) 98844-0216.
Adicione nosso número e envie vídeo, foto ou apenas o seu relato. Sua sugestão será apurada por um repórter. Participe!