Pular para o conteúdo
STUDIO PORTO
WEB RÁDIO

Porto Seguro intensifica busca por alunos para combater analfabetismo e aumentar escolarização

A Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está intensificando a busca por alunos para o Ensino de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). A iniciativa visa aumentar o número de matrículas e reduzir os índices de analfabetismo no município.

Atualmente, 1.936 alunos estão matriculados na modalidade, que oferece vagas para o Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano. O EJAI é direcionado a pessoas com 15 anos ou mais que não concluíram os estudos na idade regular.

Parcerias para ampliar o alcance

Para estimular a retomada dos estudos, a Prefeitura está trabalhando em conjunto com parceiros e lideranças de assentamentos, igrejas e associações. O objetivo é montar novas turmas na sede, bairros, zona rural, assentamentos e aldeias indígenas.

O projeto já atende estudantes de instituições como o CAPS, Lar dos Idosos, Acampamento Cigano, Projeto Gari na Escola, aldeias e acampamentos como a Acauf (Associação Comunitária de Agricultura União e Força).

Combate ao analfabetismo e à exclusão social

A coordenadora do EJAI, Verônica Rosa e o ecretário de Educação, Luiz Leal

O secretário de Educação, Luiz Leal, destaca a importância do EJAI para um município como Porto Seguro, que apresenta altos índices de analfabetismo. “Esse é um desafio que o prefeito Jânio Natal colocou como prioridade na área de Educação. O objetivo é mudar essa realidade e oferecer novas oportunidades para os jovens, adultos e idosos”, afirma.

Leal ressalta que a escolarização, além de elevar os índices de alfabetização, também contribui para a redução do subemprego e a inserção das pessoas no mercado de trabalho com melhores condições de renda.

Uma segunda chance para o futuro

A coordenadora do EJAI, Verônica Rosa, enfatiza que a modalidade representa uma importante ferramenta para o resgate de oportunidades de crescimento em uma sociedade competitiva. “O município está oferecendo novas chances para quem deseja progredir e retomar sua vida”, explica.

Verônica destaca que a educação é fundamental para o desenvolvimento individual e social. “Através da escola, a pessoa pode ter acesso a novos conhecimentos e até chegar à faculdade. A educação é uma herança que ninguém pode nos tirar”, conclui.

Matrículas abertas

As matrículas para o EJAI podem ser feitas nas unidades escolares que oferecem a modalidade ou na sede da Secretaria Municipal de Educação.



WhatsApp do Radar News: