Pular para o conteúdo
STUDIO PORTO
WEB RÁDIO

10 imperdíveis pontos turísticos da Bahia

Alegre, acolhedora, vibrante e, além de tudo, lindíssima. A Bahia é destino de belezas naturais e energia contagiante que encantam. Sem falar da sua incrível gastronomia responsável por atrair visitantes do mundo inteiro em busca de sabores únicos.

Embora muito se fale das praias, os pontos turísticos Bahia vão além. Afinal não faltam atrações culturais e históricas entre os seus principais cartões-postais. Pensando nisso, então, selecionamos 10 pontos turísticos da Bahia para inspirar sua próxima viagem ao estado. Confira!

Pelourinho: um dos mais emblemáticos pontos turísticos da Bahia

O Pelourinho é bairro famoso da capital e símbolo do Centro Histórico de Salvador.

Carinhosamente apelidado de “Pelô”, o Pelourinho é um bairro histórico de Salvador que abriga a área do Largo Terreiro de Jesus até o Largo do Pelourinho. Cercado de construções do século XVII e XVIII e ladeiras de paralelepípedo, o local é um ícone do Centro Histórico de Salvador, tombado pelo IPHAN e declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Lá é possível apreciar casarões coloniais coloridos, por exemplo, que abrigam ateliês, lojas, museus, bares, restaurantes e até hospedagens. A sede do Olodum e o Museu do Jorge Amado também marcam a cena cultural de lá. Além disso, a Catedral Basílica de Salvador e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos não podem faltar no roteiro.

Elevador Lacerda: um dos pontos turísticos da Bahia históricos e com vista

Elevador Lacerda e Baía de Todos os Santos, em Salvador, Bahia
Com 72 m de altura, este é o primeiro elevador do mundo a servir como transporte público.

Salvador abriga famosos pontos turísticos da Bahia, entre eles o Elevador Lacerda, por exemplo. Inaugurado em 1873, o elevador mede 72 metros de altura e tem capacidade para mais de 100 pessoas. Sendo o foi o primeiro do mundo a servir de transporte público, ele liga a Praça Tomé de Sousa, na Cidade Alta, à Praça Cayru, no bairro do Comércio, a Cidade Baixa.

A viagem dura 30 segundos e custa R$ 0,25 por viagem (sujeito à alteração). O elevador transporta em média 28 mil pessoas por dia, com funcionamento das 7h às 22h. É impossível passar pela cidade e não ter essa experiência! Aproveite para apreciar a visão panorâmica do alto da passarela do elevador e tirar cliques instagramáveis.

Mercado Modelo: compras e gastronomia em um dos pontos turísticos da Bahia

Mercado Modelo, em Salvador, na Bahia
O Mercado Modelo é perfeito para provar especiarias típicas, souvenirs e pratos baianos

Vizinho do Elevador Lacerda, o Mercado Modelo é outra construção histórica da capital. Datado de 1912, o prédio em estilo neoclássico abriga dezenas de lojas de especiarias e artesanatos, por exemplo. Durante o passeio, se der sorte, é possível presenciar espetáculos ao som de berimbau e caxixi (instrumentos típicos), além de rodas de capoeira.

No final do tour, não deixe de ir ao piso de cima e escolher um dos dois restaurantes: Maria de São Pedro ou Camafeu de Oxóssi, este último com vistas belíssimas da marina. O mercado costuma abrir de segunda a sábado das 9h às 18h, e aos domingos e feriados das 9h às 14h, e tem entrada gratuita.

Basílica do Senhor do Bonfim: fitas coloridas e festividades entre os pontos turísticos da Bahia

Igreja Nosso Senhor do Bonfim, na Bahia
A Basílica do Senhor do Bonfim é famosa pelas fitinhas coloridas e lavagem da escadaria.

Ícone da fé baiana, as imagens do Senhor Jesus do Bonfim e Nossa Senhora da Guia foram trazidas de Portugal em meados de 1745. Também em Salvador, a Basílica do Senhor do Bonfim foi erguida especialmente para abrigá-las, com a fachada em rococó e arquitetura neoclássica.

O local ainda recebe anualmente, em janeiro, a tradicional lavagem dos degraus de sua entrada, festividade que se inicia com uma caminhada de 8 km até o santuário. Chegando lá, o cortejo das baianas faz a lavagem da escadaria com água de cheiro. Além disso, as fitinhas coloridas são símbolo local e se tornaram tradição no século XIX.

Projeto TAMAR: vida marinha na listinha do que fazer na Bahia

Tartaruga nascendo do ovo, no Projeto Tamar, na Bahia
No Projeto TAMAR, as tartarugas marinhas e outros animais podem ser vistos de pertinho.

Uma das unidades mais famosas do Projeto TAMAR está localizada na Praia do Forte, destino 60 km ao norte de Salvador. Sediada no local desde os anos 80, a unidade tem como objetivo preservar e cuidar de tartarugas marinhas por meio de pesquisas e ações sociais.

O local recebe cerca de 600 mil pessoas por ano e suas atrações incluem, por exemplo, espaços temáticos, aquários de 600 mil litros de água, ninhos de tartarugas e mostras multimídias. Dependendo da época, é possível ter visitas orientadas, ver a alimentação dos animais, o nascimento de bebês tartaruga, a soltura deles no mar e a observação de espécies.

Centro Histórico de Porto Seguro: um local que nos remete ao passado colonial do país

Centro histórico de Porto Seguro, ponto turístico da Bahia
O Centro Histórico de Porto Seguro transporta os viajantes ao passado.

No quesito pontos turísticos da Bahia, Porto Seguro, no sul do estado, não pode faltar no roteiro! Afinal, a região foi a primeira a ser avistada e colonizada pelos portugueses. O destino, então, é essencial para conhecer o início da história do Brasil, e foi em seu centro histórico que tudo começou.

Sobre uma falésia, o local é considerado patrimônio histórico, e abriga construções imponentes. Uma delas é o Marco do Descobrimento, trazido pelos portugueses no século XV para indicar a qual país aquele território pertencia. Há ainda o farol, projetado inicialmente para proteção, e dono de uma das melhores vistas da região.

Além disso, o Museu de Porto Seguro retrata a vida das tribos indígenas antes da chegada dos portugueses, com exposições e artefatos. As igrejas também contam a história local, como a Igreja de Nossa Senhora da Pena. Ela possui imagens sacras dos séculos XVI e XVII, entre elas a primeira imagem trazida para o Brasil, de São Francisco de Assis.

Casa de Cultura Jorge Amado: o ídolo baiano da literatura brasileira

Casa de Cultura Jorge Amado, um dos pontos turísticos da Bahia
A Casa de Cultura Jorge Amado é um museu ambientado na casa original do autor | Raíssa Haddock Lobo.

Ilhéus é musa do escritor baiano Jorge Amado e, por isso, é comum passear pela cidade e ver diversos lugares que fizeram parte das obras ou vida do autor. Museus, por exemplo, também fazem parte dos pontos turísticos da Bahia e um deles é a Casa de Cultura Jorge Amado, estabelecido na mesma casa em que o escritor passou a infância.

Além disso, para incrementar o passeio, vale conhecer o Bar Vesúvio, a menos de 100 m da Casa de Cultura. Ele foi cenário para o romance de Gabriela e Nacib, da obra “Gabriela, Cravo e Canela”, de Jorge Amado. O cabaré Bataclan, comandado por Maria Machadão na obra de Amado, e onde hoje funciona restaurante, também merece visita.

Parque Nacional Marinho dos Abrolhos: um ponto turístico da Bahia em alto-mar

Seguindo ao extremo sul do estado, a cerca de 240 km de Porto Seguro, a região de Abrolhos encanta, afinal, este famoso ponto turístico da Bahia é, na verdade, um arquipélago a cerca de 70 km da costa. O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos é composto por cinco ilhas, entre elas Santa Bárbara, habitada por cientistas e militares, e Siriba, que recebe o público.

Mas a grande atração do local são as Baleias Jubarte que, de julho a novembro, usam o local para se reproduzirem e terem filhotes. Caso não esteja na temporada, é possível desfrutar de outros passeios, como observação de aves, por exemplo, e mergulhos de cilindro pelos barcos naufragados no local.

Parque Nacional da Chapada Diamantina: ecoturismo entre o que fazer na Bahia

Cachoeira do Buracão, no Parque Nacional da Chapada Diamantina
A Chapada Diamantina tem paisagens emblemáticas, a exemplo da Cachoeira do Buracão.

Os pontos turísticos da Bahia não estão apenas no litoral, afinal, a cerca de 400 km de Salvador e em direção ao interior do estado, o Parque Nacional da Chapada Diamantina rouba a cena. Ideal para os ecoturistas, a Chapada tem 150 mil hectares, onde é possível encontrar cachoeiras, poços de águas transparentes, grutas e muitas trilhas.

Entre tantos passeios deslumbrantes, vale conhecer a Cachoeira do Buracão. Em um cânion de 3 m de largura e 90 m de altura está a queda d’água. Após um trekking que, por si só, surpreende pelas paisagens, é necessário entrar no rio e flutuar até chegar à cachoeira. Outra paisagem imperdível é a Cachoeira da Fumaça, que pode ser vista de cima ou de baixo.

São Desidério: um dos pontos turísticos da Bahia para fugir do lugar-comum

Buraco do Inferno, em São Desidério, na Bahia
São Desidério é ponto perfeito para quem busca esportes radicais e ecoturismo | Aolobo71/CC BY-SA.

Aprofundando-se ainda mais no interior baiano, a 570 km da Chapada Diamantina e 880 km de Salvador, chegamos a São Desidério. Este é um dos destinos baianos favoritos dos ecoturistas e que, para manter as belezas naturais intocadas e zelar pela segurança do viajante, exige a presença de um guia responsável em todas as visitações.

Entre os passeios, destaque para o Parque Municipal da Lagoa Azul, de águas claras que podem ser apenas contempladas, o Sítio Arqueológico das Pedras Brilhantes, que preserva inscrições rupestres nos paredões e grutas, e o Buraco do Inferno, uma gruta com o maior lago subterrâneo do Brasil. São mais de 12 mil m² de água cristalina!

Onde se hospedar na Bahia

Uma viagem à Bahia sem dúvidas é garantia de momentos inesquecíveis, não importa o destino escolhido. Para curtir ainda mais à altura do estado e deixar a jornada ainda mais bacana, que tal escolher hospedagens selecionadas e com infraestrutura completa? Confira a seguir algumas hospedagens que se destacam em um dos estados mais belos do Brasil!

Gran Hotel Stella Maris
Salvador, BA

Para conhecer a capital baiana com muito charme, o Gran Hotel Stella Maris é ótima pedida, afinal fica à beira da Praia Stella Maris e tem ampla lista de lazer, com piscina semiolímpica, piscina infantil, quadra, kids club, recreação para todas as idades, salão de jogos e fitness center. A gastronomia oferece dois bares, restaurante e café da manhã incluso.

Iberostar Bahia
Praia do Forte, BA

Lobby do Iberostar Bahia, na Praia do Forte

O Iberostar Bahia é um cinco estrelas perfeito para curtir a Praia do Forte. À beira-mar, o resort tem experiência All-Inclusive que conta com seis restaurantes e quatro bares. Além disso, o lazer tem quatro piscinas ao ar livre, quadras, campo de futebol, kids club, programação de atividades, espetáculos noturnos, boate, SPA com custo extra e muito mais.

Porto Seguro Praia Resort
Porto Seguro, BA

Piscina do Porto Seguro Praia Resort

Em frente à Praia de Curuípe, o Porto Seguro Praia Resort oferece 62 mil m² de diversão! A experiência gastronômica é All-Inclusive e inclui dois restaurantes e um bar perto da piscina. E por falar em piscina, ao todo são quatro, duas delas de uso infantil. O lazer se estende a kids club, recreação, parque de aventura, programação noturna e beach club à beira-mar.

Cana Brava Resort
Ilhéus, BA

Para curtir o melhor da terra que tanto inspirou Jorge Amado, uma estadia no Cana Brava Resort não decepciona. Para começar, o hotel tem experiência All-Inclusive com três restaurantes e seis bares, além de infraestrutura de lazer completa com duas piscinas ao ar livre, uma delas com parque aquático, salão de jogos, campo, quadras, kids club e muito mais!


Os pontos turísticos da Bahia vão do litoral ao interior do estado! Reserve sua experiência com o Zarpo e desfrute de hospedagens incríveis neste destino encantador! As taxas já estão inclusas e as datas são garantidas.

4.7/5 – (55 avaliações)

Fonte: Google News

Deixe um comentário