Uma ação da Cippa, unidade da Polícia Militar especializada na proteção ambiental, resultou na apreensão de madeira pronta para o transporte e árvores derrubadas em uma fazenda no distrito de Barrolândia, em Belmonte. A operação, deflagrada após denúncias anônimas, flagrou dois homens em atividade ilegal de desmatamento e culminou na autuação do responsável pela propriedade rural.
MADEIRA APREENDIDA E ATIVIDADE SUSPENSA
Ao chegarem ao local, os policiais constataram o corte ilegal de aproximadamente 40 m³ de madeira da espécie Paraju, pronta para o transporte. Diversas árvores de cerca de 20 metros de altura também foram encontradas derrubadas e ainda não beneficiadas. Diante da situação, a atividade foi imediatamente suspensa e três motosserras utilizadas no crime ambiental foram apreendidas.
ADMISSÃO DE TRABALHO ILEGAL
Dois homens flagrados no local admitiram ter sido contratados pelos proprietários da fazenda para realizar o desmatamento, recebendo R$ 150 por dia de trabalho e atuando três dias por semana. Segundo os trabalhadores, caminhões saíam da propriedade com cerca de 10 m³ de madeira a cada dia de atividade.
TCO LAVRADO E MP ACIONADO

Um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi lavrado contra o responsável pela supressão ilegal, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais. Os registros da operação foram encaminhados ao Ministério Público para a abertura de inquérito e posterior responsabilização do proprietário da fazenda.
CONTRIBUIÇÃO PARA O AQUECIMENTO GLOBAL
Especialistas alertam que o desmatamento ilegal causa danos severos à flora e à fauna, resultando na perda de biodiversidade e na destruição de habitats naturais essenciais para a sobrevivência de diversas espécies. Além disso, a remoção de árvores contribui para o aquecimento global, uma vez que reduz a capacidade das florestas de absorver dióxido de carbono da atmosfera, agravando as mudanças climáticas e impactos adversos no clima e nos ecossistemas.
WhatsApp do Radar News:
(73) 98844-0216.
Adicione nosso número e envie vídeo, foto ou apenas o seu relato. Sua sugestão será apurada por um repórter. Participe!