Uma ação da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental Porto Seguro (CIPPA/PS) desativou, na manhã desta segunda-feira (12/08), um cativeiro ilegal de animais silvestres no distrito de Ponto Central, em Santa Cruz Cabrália. A operação foi motivada por denúncias anônimas.
No imóvel, foram encontradas várias aves confinadas, incluindo um papagaio do mangue, um corrupião, dois sabiás, um sanhaço, um periquito, dez papa-capins, um chorão e dois gurins.
Também foram apreendidos uma pele de tamanduá, um trabuco e seis cartuchos calibre .36. Nos fundos da residência, uma paca era mantida em cativeiro e um canil abrigava cães utilizados na caça ilegal.
O dono do local fugiu ao perceber a chegada da viatura, sendo identificado pela mulher presente no local, que relatou que ele já havia sido preso anteriormente por caça ilegal. Um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi registrado por manter animais silvestres em cativeiro, conforme o Artigo 29 da Lei 9.605/98.
Os animais apreendidos foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do IBAMA, em Porto Seguro. As aves em condições de saúde adequadas foram libertadas em seu habitat natural. O caso será encaminhado ao Ministério Público para as providências cabíveis.
WhatsApp do Radar News:
(73) 98844-0216.
Adicione nosso número e envie vídeo, foto ou apenas o seu relato. Sua sugestão será apurada por um repórter. Participe!