Pular para o conteúdo
STUDIO PORTO
WEB RÁDIO

Parada Geral 2024 da Veracel começa segunda e deve injetar R$ 5 milhões na economia

A Veracel Celulose, com sede em Eunápolis, realiza a partir de segunda-feira (5) a edição de 2024 da Parada Geral (PG) de suas atividades industriais. Até o dia 16 de agosto, as operações da fábrica são interrompidas para o reparo, a manutenção e o ajuste preventivo dos diversos maquinários.

O diretor de Operações Industriais da Veracel Celulose, Ari Medeiros, recebeu a equipe do Radar News para explicar que o principal objetivo da Parada Geral é garantir a integridade dos equipamentos, permitindo que funcionem por mais 15 a 18 meses com toda a segurança e a maior disponibilidade possível.

Diretor de Operações Industriais da Veracel Celulose, Ari Medeiros

Ele lembrou que, no ano passado, a Veracel atingiu 20 milhões de toneladas produzidas em apenas 18 anos de operação. “Isso mostra a importância da Parada Geral e a importância de mantermos a nossa fábrica com toda a segurança e integridade”, observou.

FASES DA OPERAÇÃO – Este ano, a parada geral foi dividida em três fases. Conforme Ari Medeiros, a primeira fase envolve todo o planejamento, que começou no final da última parada, foi intensificado nos últimos quatro meses e vai até o início da parada geral. “A segunda fase nós chamamos de execução, que é toda a manutenção de equipamentos e todas as inspeções e limpezas. E a terceira fase, também importante, que é a repartida”, ressaltou.

INCREMENTO DA ECONOMIA – Além da importância de a atender à NR13 (Norma Regulamentadora), que estabelece a obrigatoriedade na manutenção de equipamentos de todas as operações industriais, a Parada Geral da Veracel representa um incremento na economia da região.

Objetivo da Parada Geral é garantir a integridade dos equipamentos

Este ano, serão mobilizados 2.700 trabalhadores externos, que vão atuar na fábrica para realizar todas as atividades previstas. Desse total, 500 vagas são temporárias e destinadas prioritariamente a pessoas de municípios vizinhos à operação da empresa.

Ari Medeiros projeta que serão injetados 5 milhões de reais na economia da região, beneficiando hospedagens, postos de gasolina e restaurantes, entre outros setores.

Parada Geral da Veracel representa um incremento na economia da região

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA – A PG 24 terá uma inovação tecnológica importante. Pela primeira vez, será utilizado um robô dentro da caldeira de recuperação. Ele será responsável por fazer inspeções e filmagens de tubos internos e áreas críticas. “A grande vantagem do robô é que, além de ter uma varredura completa para medição de espessura e integridade dos tubos, ele vai poder fazer filmagem de áreas de difícil acesso”, salientou o diretor de Operações Industriais.

“Tecnologicamente falando, é uma diferença muito grande”, acrescentou.



WhatsApp do Radar News: