Pular para o conteúdo
STUDIO PORTO
WEB RÁDIO

Operação Descobrimento prende sete envolvidos em homicídios e tráfico de drogas na região

Sete acusados de envolvimento em homicídios e tráfico de drogas foram presos, na manhã desta terça-feira (26), em Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália. As prisões fazem parte da Operação Descobrimento, deflagrada em ambos os municípios para combater o tráfico de drogas e a violência.

Um dos presos é um homem de 29 anos, conhecido como Pacheco, que foi detido no distrito de Coroa Vermelha, em Cabrália. Com ele, foi apreendida uma pistola calibre .40, possivelmente utilizada em três homicídios, segundo a polícia.

A ação, que reúne cerca de 250 policiais, é coordenada pela Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar, e visa cumprir 23 mandados de prisão e 33 de busca e apreensão.

Operação Descobrimento prende sete envolvidos em homicídios e tráfico de drogas na região

Autor de homicídios de dois indígenas
Pacheco é apontado pela polícia como autor do homicídio do indígena de etnia pataxó Dênis Kauã, de 16 anos, ocorrido no dia 24 de julho de 2023. Ele também está sendo investigado pelo homicídio de outro indígena pataxó, Tauã Passos Monteiro, de 26 anos, ocorrido no dia 29 de setembro deste ano, em Coroa Vermelha. Tauã é filho da vereadora reeleita Indiara Ferreira dos Passos, do PP.

Operação segue em curso
A polícia informou que a Operação Descobrimento permanece em curso, em resposta aos últimos crimes de repercussão nacional que ocorreram na região. A decretação dos mandados de prisão e de busca e apreensão ocorre a partir de investigações da Polícia Civil (DTs de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália).

Os alvos incluem integrantes de facções criminosas, suspeitos de homicídios e envolvidos no tráfico de drogas. O objetivo é apreender armas, drogas, aparelhos eletrônicos e outros materiais ligados às atividades ilícitas. Um helicóptero do Grupamento Aéreo (Graer) da PM foi mobilizado para dar suporte às equipes em terra.

A polícia informou que a Operação Descobrimento permanece em curso

A operação, segundo o delegado Wendel Ferreira, coordenador da 23ª Coorpin, busca também reforçar a segurança e a presença do Estado na região, conhecida por sua importância histórica, cultural e turística.

As investigações foram conduzidas pelas delegacias de Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro, com suporte de unidades especializadas, como o Departamento de Polícia do Interior (Depin) e a Coordenação de Operações Especiais (Core).

As ações contam ainda com a participação de coordenadorias regionais e guarnições da Polícia Militar, abrangendo várias cidades do sul e sudoeste da Bahia.



WhatsApp do Radar News: