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Olimpíada de matemática do Colégio Anísio Teixeira completa 25 anos e premia 39 alunos

Homenagens, bolo e muita emoção marcaram, na manhã desta quinta-feira (14), a premiação dos 39 alunos vencedores da olimpíada de matemática do Colégio Anísio Teixeira, de Eunápolis. A OMAT completou 25 anos de realização contínua. Para marcar a data, o criador da competição, o professor Marcos Pontes, que há 36 anos leciona na escola, foi homenageado por alunos e até mesmo ex-alunos.

Participaram da olimpíada, neste ano, cerca de 500 alunos do 4° ano do ensino fundamental até a 2ª série do ensino médio.

COMO SURGIU A OMAT

O professor Marcos Pontes explicou que, em 1999, sugeriu à direção do Anísio Teixeira criar uma olimpíada para premiar os alunos e acabar com a ideia que se tinha no Brasil, de que a escola servia para castigá-los. “Queremos premiar os bons, e trabalhamos o ano inteiro a fim de prepará-los para competir de igual para igual”, destacou.

 

Professor Marcos Pontes recebe homenagem de aluna pelos 25 anos da OMAT

O professor disse que a primeira olimpíada foi de matemática porque é a disciplina que ele leciona. Com o sucesso da ideia, olimpíadas de outras disciplinas foram sendo criadas ao longo do tempo no Anísio Teixeira, como de redação, ciências e conhecimentos gerais.

PREPARAÇÃO PARA COMPETIÇÕES NACIONAIS

Segundo Marcos, um dos principais benefícios da olimpíada é preparar os alunos para as competições nacionais. “Hoje existem as olimpíadas nacionais de várias disciplinas, e algumas universidades do país já aceitam essas olimpíadas como pontuação para ingresso na faculdade, independente de Enem ou de vestibular”, comentou.

O professor observou que a participação dos alunos na olimpíada é facultativa, mas todos querem participar.

MUDANÇAS AO LONGO DE 25 ANOS

Ao longo de 25 anos, a OMAT foi sendo modificada para se adaptar aos novos tempos. De acordo com o diretor do Colégio Anísio Teixeira, Leonardo Pires, somente o número de questões da prova não sofreu alteração, se mantendo em 30 perguntas.

Diretor Leonardo Pires destaca impacto positivo da OMAT no desempenho dos alunos

“Nesses 25 anos, a prova foi evoluindo para se adaptar às mudanças do vestibular, do Enem e da própria olimpíada nacional”, ressaltou.

Para o diretor, a realização da OMAT faz com que o rendimento dos alunos na disciplina de matemática melhore bastante. “A competição aflora a vontade de estudar ainda mais, para ganhar”, observou.



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