O Radar News conversou com o candidato do Avante à prefeitura de Eunápolis, Neto Guerrieri. Prefeito de 2013 a 2016, ele permaneceu um período afastado da política e decidiu se candidatar novamente nas eleições de 2024. Nesta entrevista, Neto explica os motivos deste retorno, fala sobre os desafios enfrentados ao longo da candidatura, revela as propostas caso seja eleito e esclarece de vez se existe aliança política entre ele e a prefeita Cordélia Torres.
MOTIVOS PARA RETORNAR À POLÍTICA
Neto Guerrieri conta que decidiu se candidatar novamente a prefeito de Eunápolis devido ao que ele considera uma falência da gestão pública do município nos últimos 8 anos. Ele diz que, ao ver o sofrimento da população mais carente, não poderia se furtar de ser candidato novamente, porque Eunápolis está precisando de gente que organize a cidade.
BALANÇO DO MANDATO 2013-2016
Ao falar das conquistas obtidas em sua gestão anterior como prefeito, Neto Guerrieri adianta que foram quatro anos de muito trabalho, com grandes avanços nas áreas de infraestrutura, saúde educação. Segundo ele, ao final do mandato, a cidade estava mais eficiente e mais organizada.
CANCELAMENTO DO PEDRÃO
Sobre o fato de ter cancelado o tradicional evento junino do Pedrão para utilizar os recursos na estruturação da UTI do hospital, o candidato deixa claro que faria novamente caso fosse necessário para salvar vidas. Na sua avaliação, naquele momento era importante fazer com que o hospital pudesse ter uma estrutura mais avançada.
PROPOSTAS PARA ÁREA ECONÔMICA
Neto Guerrieri aposta no projeto socioeconômico denominado “O futuro é agora”, que, segundo ele, vai mudar a cara da cidade em todas as atividades. De acordo com o candidato, o distrito industrial de Eunápolis será o elo de transformação do setor.
Ainda conforme Neto, é preciso voltar a fazer circular dinheiro na cidade, além de organizar e reduzir o custeio da máquina pública.
PROPOSTAS PARA SAÚDE E EDUCAÇÃO
Na área da educação, as propostas do candidato do Avante incluem aumento no número de creches, continuidade do Pacto da Educação, que teve início quando Neto foi prefeito, e a promoção de cursos técnicos para facilitar o ingresso dos jovens no mercado de trabalho.
Na saúde, Neto propõe valorizar os médicos, dar condições de trabalho aos profissionais, fazer com que o medicamento chegue até a população que precisa e informatizar a saúde.
HOMOLOGAÇÃO DA CANDIDATURA
Para o candidato, o imbróglio judicial sobre sua elegibilidade, que demandou boa parte da campanha, foi mera criação política dos adversários. Ele garante que nunca teve qualquer dúvida sobre a homologação de sua candidatura e que sempre esteve tranquilo, pois sabia exatamente o que estava fazendo.
SUPOSTA ALIANÇA COM CORDÉLIA
Questionado sobre o suposto apoio do grupo da prefeita Cordélia Torres, Neto Guerrieri é incisivo em afirmar que não tem aliança política com ninguém, e que seu compromisso é somente com Eunápolis.
Conforme Neto, quando a prefeita saiu da campanha, muitas pessoas ligadas a ela passaram a apoiá-lo, mas também há grande parte dos aliados de Cordélia participando da campanha de outro candidato.
WhatsApp do Radar News:
(73) 98844-0216.
Adicione nosso número e envie vídeo, foto ou apenas o seu relato. Sua sugestão será apurada por um repórter. Participe!