Pular para o conteúdo
STUDIO PORTO
WEB RÁDIO

Justiça suspende concurso público de Eunápolis por risco de violação da Lei de Responsabilidade Fiscal

Uma decisão judicial da 1ª Vara de Fazenda Pública de Eunápolis suspendeu a realização do Concurso Público nº 001/2024, destinado ao preenchimento de 393 vagas no quadro de servidores efetivos da prefeitura. A liminar foi concedida após o empresário Valvir Vieira ajuizar uma ação popular alegando riscos de danos aos cofres públicos, já que o município estaria violando a Lei de Responsabilidade Fiscal.

De acordo com o autor da ação, a contratação de novos servidores ultrapassaria o limite de gastos com pessoal, além de não haver previsão orçamentária suficiente para cobrir essas despesas no atual exercício financeiro. A legislação também proíbe contratações nos últimos 180 dias do mandato da prefeita Cordélia Torres.

Liminar suspende concurso de 393 vagas da prefeitura de Eunápolis

A prefeitura defendeu a legalidade do concurso, afirmando que os 400 novos servidores substituirão contratos temporários, sem aumentar os custos com pessoal. No entanto, o juiz Roberto Freitas considerou que os servidores temporários atualmente contratados somam 1.554, e a substituição por apenas 400 efetivos não seria suficiente para as funções desempenhadas.

REEMBOLSO DAS INSCRIÇÕES

Além de suspender o concurso, a decisão determinou que o município mantenha os valores das inscrições dos candidatos intactos na conta bancária utilizada para o certame, garantindo o possível reembolso, caso a suspensão se torne definitiva. O juiz também incluiu a empresa MSM Consultoria e Projetos Ltda, responsável pela organização do concurso, como ré no processo.

A prefeitura e os réus têm 20 dias para apresentar contestação, e o Ministério Público deve se manifestar em até 15 dias.



WhatsApp do Radar News: