Pular para o conteúdo
STUDIO PORTO
WEB RÁDIO

Ailton Krenak é destaque em encontro de escritores indígenas em Caraíva

Escritor e ativista indígena Ailton Krenak é novo imortal da ABL (foto: divulgação)

O Festival Caju de Leitores, que acontecerá nos dias 3 e 4 de setembro na Aldeia Xandó, em Caraíva, Porto Seguro, vai reunir 21 personalidades indígenas de diferentes áreas, como literatura, mídias sociais, meio ambiente, cultura e ancestralidade.

Com uma programação diversificada, o evento oferecerá atividades para todas as idades, incluindo contação de histórias, oficinas e debates sobre temas relevantes da cultura indígena sob o tema “Territórios – O Brasil é Terra Indígena”.

AILTON KRENAK: VOZ DA ANCESTRALIDADE

A presença de lideranças indígenas em todas as mesas do Festival Caju de Leitores irá enriquecer os debates de forma significativa. Além de Ailton Krenak, que é líder indígena, ativista socioambiental, filósofo, poeta e escritor brasileiro e membro da Academia Brasileira de Letras, o festival também contará com a participação de outros indígenas de destaque, como o comunicador digital Tukumã Pataxó, a bióloga e ativista ambiental Samela Sateré Mawé, o escritor e doutor em Educação Edson Kayapó, e o idealizador da TV Pataxó, Daniel Pataxó.

OUTRAS ATIVIDADES

Pela manhã, as atividades serão voltadas para as crianças, com contação de histórias, danças, oficinas de pintura e brincadeiras. Um trio de autoras indígenas formado por Auritha Tabajara, Lúcia Tucuju e Aline Kayapó irá encantar as crianças com os fascinantes Contos Indígenas. O desenhista e tatuador Tucunã Pataxó vai ministrar a oficina de pintura corporal, compartilhando seus conhecimentos sobre os grafismos indígenas.

Auritha Tabajara é pioneira no cordel indígena no Brasil e estará presente no Caju Leitores 2024 (Foto: Paulo VP)

À tarde, as atividades serão destinadas ao público juvenil e adulto. A partir das 14 horas, mesas de conversa serão realizadas, abordando temas relevantes para o Festival Caju de Leitores. No primeiro dia, os debates incluirão o “Conceito de Território”, explorando o estilo de vida indígena como uma resposta às questões ambientais e o “Território de Identidade”, destacando o corpo e a arte como formas de expressão.

No segundo dia, os temas abordados serão “Território Digital” e “Território Cultural”, ressaltando a importância das mídias na divulgação das ideias e ações indígenas, bem como a língua patxôhã como um instrumento fundamental para a preservação da cultura.

Todas as mesas contarão com a participação de líderes indígenas, enriquecendo ainda mais os debates.

CONVIDADOS

Ailton Krenak, líder indígena e ativista socioambiental, luta pelos direitos dos povos indígenas. Suas obras refletem críticas ao colonialismo e promovem reflexões sobre as invasões sofridas pelo Brasil.

Tukumã Pataxó, diretor de comunicação da AJIP e colaborador da Mídia Indígena, promove a presença indígena na internet através do podcast “Papo de Parente”, compartilhando cultura e saberes indígenas. Luta pela continuidade da cultura e empoderamento dos povos originários.

Samela Sateré Mawé, bióloga e ativista ambiental, é embaixadora da WWF Brasil e compartilha sua luta pela causa indígena com mais de 100 mil seguidores em suas redes sociais, defendendo a terra, os povos originários e um futuro sustentável para todos.

Auritha Tabajara é pioneira no cordel indígena no Brasil, suas obras são adotadas em escolas do Ceará. Nascida na aldeia Tabajara, suas histórias são inspiradas em sua infância e cultura indígena. Em 2018, publicou o livro “Coração na aldeia, pés no mundo”.

Edson Kayapó é historiador, doutor em Educação e pesquisador das questões amazônicas e indígenas. Além disso, é escritor premiado, professor em cursos de graduação e pós-graduação, Curador de arte no MASP e membro do Núcleo Indígena e Quilombola da OAB/SP.

Daniel Pataxó é um indígena Pataxó dedicado à arte da Edição de Fotos e Vídeos, casado e pai de duas filhas. Em 2013, iniciou o projeto Temos Vida Pataxó (TV PATAXÓ) para contribuir nas lutas dos Povos Indígenas e da Comunidade Pataxó, utilizando as Redes Sociais como ferramenta. Busca sempre aprimorar seus conhecimentos e ajudar seu povo e sua nação.

O Festival Caju de Leitores, promovido pela Savá Cultural e com o patrocínio com incentivo da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, é um evento gratuito. Para mais informações e programação completa, acesse o site www.cajuleitores.com.br ou siga o Instagram @cajuleitores.



WhatsApp do Radar News: