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Viramundo, BTCA, em Camaçari, Porto Seguro, Itabuna e Juazeiro

Fotos: Raquel Franco-Labfoto/Divulgação

Depois de uma temporada de estreia abençoada pelo homenageado e com ingressos esgotados em três datas no início do mês de julho, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) volta a cartaz com o espetáculo “Viramundo”, que celebra os 80 anos de Gilberto Gil. Inspirado pela riqueza da obra deste imortal baiano, a companhia oficial de dança da Bahia, sob direção e criação coreográfica de Duda Maia, se une à Orquestra Afrosinfônica, regida pelo maestro Ubiratan Marques, para colocar no palco uma montagem de beleza em dança e música.

Todo o elenco do BTCA está em cena, ressoando as danças que Gilberto Gil, em sua figura e em sua produção, desperta em seus corpos. Na conexão entre ancestralidade e futuro, raízes e profecias, sertão e litoral, ecologias e tecnologias, despontam a diversidade, a atemporalidade, a generosidade.

Estreado em 2022 para celebrar os 80 anos de vida de Gilberto Gil, “Viramundo”, do Balé Teatro Castro Alves (BTCA), tem realizado aplaudidas temporadas, com ingressos esgotados e uma especial atenção do público. Além de Salvador, o espetáculo já passou por Feira de Santana e Alagoinhas, e agora inicia circulação por mais quatro cidades baianas: Camaçari, em 22 de julho, no Teatro Cidade do Saber; Porto Seguro, em 3 de agosto, no Sesc Porto Seguro; Itabuna, em 6 de agosto, no Teatro Municipal Candinha Dória; e Juazeiro, em 26 de agosto, no Centro de Cultura João Gilberto.

Todas as apresentações serão gratuitas, iniciadas às 19h e seguidas de um bate-papo sobre o processo criativo da obra; em Porto Seguro, será solicitada doação de 1kg de alimento para entrada. Este projeto se realiza numa parceria entre o Teatro Castro Alves (TCA) e Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) com a Fundação Nacional de Artes (Funarte).

“Viramundo” tem direção e criação coreográfica de Duda Maia e música original do maestro Ubiratan Marques. Todo o elenco do BTCA está em cena, ressoando as danças que Gilberto Gil, em sua figura e em sua produção, desperta em seus corpos. Um roteiro musical dançado – ou um roteiro de dança musicada – nasce do acordo criativo entre Duda e Ubiratan. Na conexão entre ancestralidade e futuro, raízes e profecias, sertão e litoral, ecologias e tecnologias, despontam a diversidade, a atemporalidade, a generosidade.

Com e na diferença, evidenciando os potenciais de artistas da dança de gerações, formações e experiências variadas, um olhar democrático de criação evoca a autenticidade e a espontaneidade do movimento. Acolhimento que se reflete em pertencimento, beleza, abraços, muitos abraços. Gilberto Gil é vida e festejo num palco onde todos e todas se divertem. Dança que quer ser Gil. Música que não existe sem Gil.

“Perseguimos uma obra essencialmente brasileira, e a textura, a qualidade de movimento, quer trazer o espectador para dentro da cena. Diminuímos a distância entre quem vê e quem está no palco”, descreve a diretora Duda Maia. Para a criação da trilha sonora original, nascida dos embriões que Gil inventa e ecoa, Ubiratan Marques se baseou em três movimentos de percepção da obra do homenageado: o 1º movimento, Sertão; o 2º, Tropicália; e o 3º, Expresso 2222.

São sonoridades que representam sua leitura e remetem às características próprias de Gilberto Gil, misturadas a trechos de suas canções em novos arranjos. A Orquestra Afrosinfônica executa a música, gravada para a circulação fora de Salvador.

No elenco de intérpretes-criadores, estão Adriana Bamberg, Agnaldo Fonsêca, Ângela Bandeira, Cristian Rebouças, Dayana Brito, Dina Tourinho, Douglas Amaral, Evandro Macedo, Fátima Berenguer, Fernanda Santana, Gilmar Sampaio, Jai Bispo, Joely Pereira, Konstanze Mello, Lílian Pereira, Luís Molina, Luíza Meireles, Maria Ângela Tochilovsky, Mirela França, Mônica Nascimento, Paullo Fonseca, Renivaldo Nascimento (Flexa II), Rosa Barreto, Ruan Wills e Solange Lucatelli.

Completando a ficha técnica deste projeto idealizado por Ana Paula Bouzas, ex-diretora artística do BTCA, Renata Mota assina a cenografia, Adriana Ortiz está na iluminação, Hisan Silva e Pedro Batalha, dupla dirigente da marca Dendezeiro, criaram o figurino e o Centro Técnico do TCA assumiu as soluções de cenotecnia. Anna Paula Drehmer e Ticiana Garrido, membros do BTCA, são assistentes de coreografia e Marcelo Jardim é preparador vocal convidado.

BTCA – Companhia pública de dança contemporânea fundada em 1981, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) tem direção artística de Daniela Guimarães e é um corpo artístico estável do Teatro Castro Alves (TCA), vinculado à Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA). Conta no seu repertório com mais de 100 montagens de importantes coreógrafos.

Em sua história recente, destacam-se “Lub Dub” (2017), “Urbis in Motus” (2017), “Tamanho Único” (2018), “CHAMA: Coreografia para artistas incendiárixs” (2018), “A História do Soldado” (2019), em parceria com a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), “Viramundo” (2022), junto à Orquestra Afrosinfônica, e “Plantando Jardins” (2023).

Em 2020, em meio à pandemia da Covid-19, BTCA e OSBA mais uma vez se conectaram para promover colaborações artísticas em parceria, estreando seis criações inéditas encenadas e transmitidas ao vivo pela internet e TVE Bahia, dentro do projeto “Voltando aos Palcos”. Também neste período, BTCA e OSBA estrelaram os filmes “Um Concerto para o Guarda-Roupa” e “Abraço no Tempo”. Em 2021, celebrando seus 40 anos, o BTCA lançou o longa-metragem “A Cidade que Habita em Mim”.

VIRAMUNDO
Circulação na Bahia
Camaçari: 22 de julho (sábado), 19h, no Teatro Cidade do Saber
Porto Seguro: 3 de agosto (quinta-feira), 19h, no Sesc Porto Seguro
Itabuna: 6 de agosto (domingo), 19h, no Teatro Municipal Candinha Dória
Juazeiro: 26 de agosto (sábado), 19h, no Centro de Cultura João Gilberto
Quanto: Gratuito (1 kg de alimento em Porto Seguro)
Classificação indicativa: 12 anos



Fonte: Google News

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