Pular para o conteúdo
STUDIO PORTO
WEB RÁDIO

Após 53 dias de tratamento, tartaruga marinha é devolvida ao mar

Veracel Celulose celebra a soltura de tartaruga recuperada em centro de reabilitação

O Centro de Reabilitação de Tartarugas Marinhas (CRTM) da Veracel Celulose, localizado no Terminal Marítimo de Belmonte e o único do extremo Sul da Bahia, celebrou na última sexta-feira (27) a soltura de mais uma tartaruga marinha recuperada. O animal, que passou por 53 dias de cuidados especializados, foi devolvido ao seu habitat natural antes mesmo do previsto, marcando mais um passo importante nos esforços do CRTM pela conservação marinha na região do extremo sul da Bahia.

A tartaruga, da espécie oliva (Lepidochelys olivacea), um macho adulto pesando 50 quilos, havia sido resgatada apresentando lesão na nadadeira peitoral esquerda, causada possivelmente por uma rede de pesca. O animal encalhou em Trancoso-BA e foi transportado ao Terminal Marítimo de Belmonte (TMB) pelo O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) e pela Secretaria de Meio Ambiente de Porto Seguro. Depois de um tratamento completo com suporte veterinário, que incluiu alimentação específica, exames de imagem e anilhamento para monitoramento futuro, a tartaruga foi considerada apta para retornar ao mar.

Centro de Reabilitação de Tartarugas Marinhas da Veracel devolve mais um animal ao mar

Desde sua inauguração, em agosto de 2023, o CRTM já recebeu 8 tartarugas para tratamento e 3 já puderam retornar saudáveis ao mar, reforçando o compromisso da Veracel com a preservação da biodiversidade marinha da região Sul do estado. Atualmente, o CRTM continua o tratamento de 2 tartarugas que seguem em reabilitação. A empresa transporta sua carga de celulose a partir do Terminal localizado no município de Belmonte, na região da Costa do Descobrimento.

Além de realizar a reabilitação de tartarugas feridas, o Centro complementa o Programa de Monitoramento de tartarugas da Veracel, que acompanha a presença de tartarugas marinhas, especialmente durante seu perido reprodutivo, em mais de 35 km de praias. O programa possui 19 anos e, somente na última temporada de reprodução das espécies na região – que ocorre entre os meses de setembro e abril – registrou o nascimento de mais de 14 mil filhotes de tartarugas.

“Cada soltura de uma tartaruga reabilitada representa uma vitória para a conservação marinha e reafirma nosso compromisso com a biodiversidade. É emocionante ver o impacto direto de nossos esforços, devolvendo esses animais, ameaçados de extinção, ao seu habitat natural e fortalecendo a vida marinha da região,” ressaltou Tarciso Matos, coordenador de Meio Ambiente da Veracel.



WhatsApp do Radar News: